Amsterdan, beleza e liberdade!
- Felipe Redondo
- 9 de mar. de 2015
- 7 min de leitura
Amsterdan é um lugar único!
A paisagem é fantástica com seus inúmeros canais cortando a cidade e com uma arquitetura bem interessante.
A liberdade é um aspecto marcante na cidade. A prostituição está presente no Red Light District e o consumo de drogas diversas é feito livremente nos coffee shops.
A cidade é tranquila e sempre lotada.
O transporte principal da cidade é a bicicleta, você vai poder tirar várias fotos com bicicletas e canais pela cidade!
Existem muitas atrações na cidade, relacionei as principais ou mais conhecidas mas tem muita coisa para fazer por lá.
Horário de abertura: Todos os dias das 9 às 17.00 horas
Preço dos bilhetes de entrada: Adultos: 17,50 Euros
Este é o principal museu em Amesterdan, vale a pena a visita.
Atrás do museu você encontra aquela famosa escultura “I Love Amsterdan” na praça dos Museus (Museumplein). O difícil vai ser conseguir tirar uma foto sozinho, o local fica lotado de turistas.
Veja pelo site as exposições temporárias. Você pode comprar o seu ticket pela Internet com antecedência
Endereço: Paulus Potterstraat 7
Outro museu interessante em Amsterdan. Lá você vai poder conhecer mais da vida e da obra de Vincent Van Gogh. Fica próximo ao Rijksmuseum.
A entrada custa 15 Euros e fica aberto das 9hrs as 18 hrs (na sexta fica até as 22hrs).
Não muito longe, do Rijksmuseum está a Heineken Experience, dá pra ir a pé.
Mesmo que você não goste de cerveja é um passeio bem interessante, se você gosta, não deixe de ir ! Você vai conhecer a história da criação da cerveja Heineken, saber com ela é produzida, aprender a “tirar” um chopp e desgustar uma cerveja!
É um passeio agradável e bem concorrido, sempre tem muitos visitantes.
Custa 18 Euros por pessoa. Funciona todos os dias, veja os horários no site.
Quando estive lá, havia um tour pelos canais de Amsterdan incluído no preço. Esse passeio é bem legal! Você aprecia o visual, toma umas Heineken’s e ainda relaxa um pouco!
Vondelpark
O parque é muito frequentado pelos moradores locais. Nos finais de semana fica lotado.
Vale a pena conhecer o parque! Fica próximo ao Rijksmuseum e ao Museu Van Gogh.
Endereço: Prinsengracht 267 (Fonte)
Anne Frank ficou famosa depois da publicação de seu diário, encontrado pelo seu pai algum tempo depois da morte de Anne.
O museu é na verdade a casa onde ela e seus familiares se esconderam durante 2 anos na Segunda Guerra Mundial em cômodos escondidos. Ao longo dos 2 anos em que viveu na casa, ela escreveu um diário contando o que era o seu dia-a-dia e também retratando a sua visão pessoal daquele momento.
Eles foram delatados, encontrados e levados para campos de concentração. Anne Frank não resistiu e morreu aos 15 anos antes de ser libertada.
O pai de Anne, único sobrevivente da família, ao ler o diário, diz ter conhecido um outro lado da sua filha, ainda desconhecido para ele. A emoção foi tão grande que resultou na publicação de um livro pela primeira vez em 1947.
É uma história real e muito triste, que retrata um pouco do que foi o holocausto.
É uma lição de vida e de história. Vale a pena a visita.
Coffee shops
Existem vários coffee shops espalhados pela cidade, cada um com suas características, alguns mais com cara de bar e outros mais parecendo um lounge. O consumo de drogas é livre somente nesses locais. Não é permitido consumir drogas em locais públicos.
Red Light District
O Red Light District fica numa parte bem antiga da cidade, com construções antigas e bem interessantes. As mulheres se expõem nas famosas janelas, algo que nunca vi antes. Tem mulheres de todos os tipos: altas, baixas, magras, gordas, bonitas, feias etc. É algo bem inusitado.
Não tire fotos das mulheres! Isso pode lhe causar um grande problema...
Uma contradição é a existência de uma igreja famosa conhecida como Old Church (Oudekerksplein 23). É uma construção antiga em estilo gótico e que se destaca na região. Está aberta a visitação mas tem que pagar.
The Waag
É outro portão do período medieval. Fica na Nieuwmarkt square.
A construção vem sendo restaurada há algum tempo. É uma construção interessante, vale dar uma conferida.
Canal tour
Um passeio tradicional e imperdível é o tour pelos canais de Amsterdan.
Os passeios saem de vários lugares e têm de diversas durações. Você pode pegar um desses passeios a partir do píer em frente a Central Station, ao lado da Leidseplein ou em muitos outros lugares da cidade. Os preços variam de acordo com o tipo e duração do passeio que você vai fazer.
No passeio você vai poder ver um pouco da arquitetura da cidade, ver as paisagens bucólicas e conhecer os diques que controlam a altura da água nos canais, uma grande obra de engenharia.
Leiden Square
Outra praça cheia de bares, restaurantes em Amsterdan. Muitas mesas na praça, ótimas para para sentar, beber alguma coisa e apreciar o movimento!
A noite está sempre lotada! Lugar de passagem obrigatória em Amsterdan.
Rembradtplein
Um local famoso e charmoso em Amsterdan é a Rembradtplein (“plein“em holandês significa praça). Na praça você vai ver uma escultura do artista Rembrandt.
A praça é um lugar repleto de bares, restaurantes e casas noturnas. Fica sempre cheia de gente!
É um ponto obrigatório em Amsterdan!
Saindo da Rembrandtplein e seguindo pela rua Reguliersbreestraat, onde passam os trams, você chega na Muntplein. Na Muntplein está a ponte número 1 de Amsterdan. Em Amsterdan todas as pontes são numeradas.
Na Muntplein existe uma torre chamada Munttoren. Essa torre é um dos três portões da cidade no período mediável.
Bem ao lado da torre Munttoren está o mercado das flores. São vários stands vendendo as mais diversas variedades de flores, principalmente as famosas tulipas.
Olhando para o outro lado do rio está o hotel De L’Europe, bem ao lado do rio Amstel. É um hotel requintado e de fina arquitetura.
Ande por toda essa região a pé, além de ser muito bonita e agradável, tem várias construções interessantes, lojas, bares e restaurantes.
Passeio pelo Jordaan
O Jordaan é um bairro residencial antigo que aos poucos vem se tornando um local com vários restaurantes e bares. O bairro foi originalmente criado para os trabalhadores no século XVII.
As ruas são charmosas e passear por elas é bem agradável. Depois do passeio a pé escolha um restaurante para uma boa refeição, tem várias opções.
Escolhi um restaurante italiano chamado Assaggi (tweede Egelantiersdwarsstraat 6, 1015). Comida muito boa, num lugar agradável e com preço compatível!
Aos sábados existe uma feira de produtos orgânicos na Noordermarkt 43.
Se você for de trem para Amsterdan, vai descer na Central Station. Se for de avião, pode ir do aeroporto para o centro de Amsterdan de trem e chegar na Central Station. Ou seja, dificilmente você não vai passar por lá!
É uma construção antiga, gigantesca e com uma arquitetura bem interessante.
Da frente da central Station saem várias linhas de tram, para toda a cidade.
Biblioteca pública de Amsterdan
Próximo a Central Station está a biblioteca pública de Amsterdan.
É um prédio moderno e imponente. No último andar você tem uma vista bem interessante da cidade, vale ir até lá para tirar algumas fotos.
No último andar tem também um restaurante do tipo self-service muito bom. Você pode comer alguma coisa, descansar um ouço e ainda aproveitar o visual da cidade.
Bem próximo a biblioteca está o Nemo, Centro de ciências de Amsterdan. O prédio foi construído no formato de uma embarcação, bem interessante. O centro é mais voltado para as crianças.
Do alto da biblioteca você pode ver essa arquitetura diferenciada muito bem.
Veja no site as exposições vigentes no período e veja se vale a pena uma visita.
Cervejas, tamancos e queijos!
Em Amsterdan você pode beber excelente cervejas: Heineken, Amstel, Lindeboom (holandesas) e também Duvel (belgas).
Tamancos de madeira são um objeto típico da região. Muitas lojas de souvenirs vendem pequenos tamancos de madeira para enfeite assim como também vendem os que podem ser utilizados como calçado, só não sei se são confortáveis!
Os queijos na Holanda são excelentes! O preço não é muito atrativo mas vale a pena experimentá-los, são muito saborosos. Não vai ser difícil encontrar lojas de queijos pelas ruas!
Uma marca conhecida é a Henri Willig.
Hard Rock Café Amsterdan
Se você gosta de ir ao Hard Rock, certamente deve ir conhecer o de Amsterdan. O cardápio é igual ao de todos os outros mas o visual é bem diferente. O Hard Rock fica bem ao lado de um canal e dá um toque especial ao lugar.
A bandeira com os 3 X
Andando por Amsterdan você certamente vai ver um bandeira com 3 X. Fiquei muito curioso sobre ela. Uma explicação que encontrei é que cada X representa uma das grandes ameaças existentes no período medieval: enchentes, fogo e a praga.
Circulando em Amsterdan
Um hábito extremamente comum em Amsterdan é andar de bicicleta pela cidade. Você vai ver milhares de bicicletas por todos os lados. Existem ciclovias bem sinalizadas e o trânsito é bem educado. Se quiser alugar uma bicicleta, você vai encontrar em vários lugares mas o preço nem sempre é muito bom. Comprar um ticket para andar de tram, um tipo de bonde, pela cidade, o dia inteiro, sai mais barato.
O fato da cidade não ser muito grande e de ser plana, facilita muito andar por todos os lugares. Caminhando você pode aproveitar mais para observar as construções e paisagens locais.
Quanto tempo ficar e quanto custa
Fiquei 3 dias inteiros em Amsterdan mas poderia ter ficado mais! Acredito que esse seja o seja o tempo mínimo.
Amsterdan não é um lugar muito barato mas tem muitas opções na cidade.
Procurando um pouco você encontra hotéis e restaurantes com um preço razoável.
Reserve o hotel com antecedência, principalmente para a alta temporada.
Quando estive lá fiquei no Hotel Manor.
O hotel é muito bom mas não fica muito centralizado. A partir da Central Station você pega um único tram e desce quase na frente do hotel.
Amsterdan é uma experiência diferenciada! Um lugar obrigatório para conhecer na Europa.

Comments