top of page

Capadócia

  • Foto do escritor: Felipe Redondo
    Felipe Redondo
  • 6 de set. de 2015
  • 8 min de leitura

Balões na Capadócia

A Capadócia é um lugar diferente e muito bonito. Certamente o grande destaque, na minha opinião, é o passeio de balão. Entretanto, não é só isso, as paisagens são deslumbrantes e diferentes de tudo o que já vi. Vou tentar passar um pouco do que foi essa experiência!

Na Capadócia existem vários pontos de interesse e você vai precisar de um guia para fazer todos os passeios. Você pode contratar uma excursão com um grupo ou fazer um passeio privado, tudo depende do quanto você quer gastar.

Existem 3 roteiros pré-programados que muitas empresas de turismo adotam e que são conhecidos como verde, vermelho e azul.

Os roteiros são os seguintes:

  • Verde: visão panorâmica de Goreme, cidade subterrânea, Vale de Ihlara, Belisirma Village, visão panorâmica de Yaprakhisar Monastério de Selime, Vale dos Pombos

  • Vermelho: Museu a céu aberto de Goreme, Vila de Çavusin, Pasabag, visão do castelo de Uchisar, Vale Devrent, 3 Belas, cerâmica em Avanos

  • Azul: castelo de Ortahisar, visão panorâmica vale do amor, Mustafapasa, Vale Soganli, monastério de Sahinefendi, monastério de Taskinpasa, degustação de vinhos

O verde e o vermelho são obrigatórios!

Vôo de balão

Fiz o tour na Capadócia contratando um guia é um motorista, para um passeio privado, não foi barato mas foi bem confortável!

O guia que nos ajudou foi o Sercan, uma indicação de um outro blog. Ele nos disponibilizou o guia Ahmet, muito simpático e gentil. Ambos falam português.

Fazer o passeio de balão e depois um tour no mesmo dia é puxado mas economiza um dia!

Vou começar falando do passeio de balão porque é o principal!

Procure agendar o vôo para o primeiro dia que você vai estar na Capadócia, pois se houver algum imprevisto você tem mais um ou dois dias para reagendar o passeio.

Vôo de balão

Vôo de balão na Capadócia

Quando se fala em Capadócia a primeira coisa que vem na cabeça é o passeio de balão. A Capadócia não é só isso mas o passeio de balão é espetacular!

A empresa te pega no hotel antes das 4 hrs e te leva pra tomar um café da manhã bem básico no escritório deles. Em seguida somos levados para o local de onde partem os balões.

Os balões são gigantescos!

O primeiro passo é encher o balão de ar quente. Assim que o balão estiver de pé, as pessoas entram na cesta (entre 16 e 20 pessoas) e o balão vai embora.

A decolagem e o vôo são bem tranquilos! O vôo é bem silencioso exceto quando se acende o aquecedor do ar do balão.

A navegação é complexa e depende fundamentalmente da direção dos ventos. O vôo dura uma hora.

Durante o vôo você ainda vê o dia amanhecer, muito lindo. Uma experiência única

A região na qual ocorre o vôo, é repleta de belas paisagens naturais. O visual é indescritível.

O pouso foi muito tranqüilo e para encerrar, eles servem uma taça de espumante, uma tradição.

Estava de volta no hotel antes das 7:30.

O vôo custou €140 por pessoa e vale cada centavo! Voei com a Sultan Balloons. Eles te dão um desconto se você pagar em dinheiro.

Além do passeio de balão tem muita coisa para ver na Capadócia.

A seguir vou falar um pouco do roteiro na Capadócia.

O roteiro que eu segui nos 2 dias na Capadócia foi o seguinte:

Devrent Valley

Dia 1

Vale da Imaginação (Devrent Valley)

Esse local é repleto de formações rochosas que foram esculpidas pela ação dos ventos e das chuvas. As formações lembram animais, pessoas e qualquer coisa que sua imaginação acredite, por isso chamam de vale da imaginação.

É um lugar bem interessante.

Monks Valley

Vale dos Monges (Pasabag, Monks Valley)

Outro local com formações rochosas fantásticas! A ação do tempo combinada com a estrutura geológica do local deu origem a formações tão peculiares.

São Simão foi viver nesse local, como um eremita em uma caverna. Com o passar do tempo, outros eremitas foram morar lá também, seguindo São Simão. Por isso essa região ficou conhecida também como o Vale dos Monges.

Fábrica de Cerâmica Kapadokia

A cerâmica na Capadócia é passada de geração em geração, desde o período dos Hititas, e era uma importante fonte de renda para as famílias.

A cerâmica é toda moldada por profissionais experientes e totalmente pintada a mão. Existem peças que levam semanas para ficarem prontas. Um trabalho realmente diferenciado.

Hoje em dia você encontra muita cerâmica produzida em escala industrial e em outros países. Obviamente a qualidade não é a mesma mas o preço é muito inferior.

Nessa fábrica foi possível conhecer todo o ciclo de elaboração de uma peça de cerâmica. Foi possível ver o método de moldagem da argila, assim como também a pintura de peças já prontas.

Depois do aprendizado você visita a loja da fábrica onde estão as peças disponíveis para venda. São peças lindas mas o preço... É impossível comprar...

Fábrica de cerâmica

Rio Vermelho

Perto da fábrica de cerâmica passa o Rio Vermelho. Ele tem esse nome porque o fundo do rio é de argila vermelha, inclusive dizem que é a que é usada para fazer a cerâmica.

É um local bem bonito e agradável para uma caminhada.

Rio Vermelho

Cidade de Avanos

Fizemos uma parada em Avanos para o almoço. O restaurante se chamava Bizim EV. O restaurante fica numa antiga casa construída por gregos. É um restaurante simples, a comida é normal e o atendimento as vezes é um pouco complicado porque poucos garçons falam alguma coisa em inglês.

Vilarejo de Çavusin

É um pequeno e antigo vilarejo localizado próximo a Goreme.

Basicamente o que se vê lá é uma mesquita esculpida numa montanha. Essa mesquita não é mais utilizada e fica aberta apenas à visitação.

Vale do Amor

Vale do Amor

É um outro lugar com diversas formações rochosas pitorescas. Muito legal.

Você vai até lá, olha, tira umas fotos, umas selfies e vai embora.

Começou a ser chamado de Vale do Amor devido ao formato das rochas, olhe a foto e veja o que você acha!

Museu a Céu Aberto de Goreme

É um dos pontos altos da Capadócia. A região é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1984.

É uma verdadeira cidade, composta por inúmeras igrejas escadas nas montanhas.

O visual do lugar e a sua história são incríveis.

Paguei 20 TL na entrada.

As 3 Belas

Dia 2

As 3 Belas

Outra formação rochosa bem interessante!

Costumavam dizer que esse era um lugar sagrado e que as três colunas representavam a Santíssima Trindade. Por dizerem ser sagrado muitas pessoas moravam na região.

Hoje é só um ponto turístico.

Vale dos Pombos

Uma bela vista do vale. A partir de lá é possível ver a cidade de Goreme.

É possível observar uma série de cavernas, que eram usadas como casas, e muitos pequenos buracos que servem de abrigo para pombos. Os pombos eram muito importantes para as antigas civilizações, eles eram utilizados para a comunicação (pombos correio), os seus ovos eram usados para produzir tinta e também produziam adubo para a agricultura local.

No local onde os guias param, tem uma série de bares e pequenas lojas de souvenirs. Uma atração no local é a árvore repleta de olhos turcos, todo mundo quer tirar uma foto lá!

Fábrica de Jóias

Do outro lado da rua existe um fabricante de jóias. São muitas peças de ouro e prata, com pedras diversas ou não.

Existe uma pedra chamada Zultanite que é própria da Turquia e que muda de cor de acordo com a iluminação.

O dono ajudou nas gravações da novela Salve Jorge. Bem na frente da loja você vai ver uma estátua grande de São Jorge.

Próximo dali fica o local onde foram feitas várias gravações da novela, é chamada de casa do Zyah!

Castelo de Uçhisar (castelo)

Fica no alto de uma montanha, uma vista espetacular.

É possível visitar o castelo.

Castelo de Uçhisar

Cidade Subterrânea de Kaymakli

É a maior cidade debaixo da terra descoberta até o momento. São 8 andares para baixo da terra. Boa parte da cidade não está aberta para a visitação mas o que podemos ver é bem interessante!

Existe uma outra cidade subterrânea famosa, a de Derinkuyu, que é a mais profunda, são cerca de 80 metros para baixo (16 andares). Os guias dizem que visitando uma delas já será suficiente.

As cidades subterrâneas eram esconderijos para defesa da população contra seus inimigos.

Existem casas na parte de cima da montanha e a partir delas descem túneis secretos para as cavernas. As cavernas possuem um amplo sistema de ventilação natural e portas de pedras redondas gigantescas que impediam a entrada dos inimigos. Os corredores de entrada também são bem pequenos para dificultar a entrada dos inimigos. Você vai ter que se abaixar bastante para passar em alguns corredores!

Loja de tapetes

Fizemos uma parada num fabricante local de tapetes. São explicados os passos para a confecção de um tapete, desde a confecção do fio até a efetiva montagem do tapete.

O processo artesanal é lento e muito trabalhoso. Fazer um tapete pode levar vários meses!

Os tapetes são belíssimos, principalmente os de seda.

Ao final você também pode adquirir tapetes, se quiser.

Mustafapasa

É uma antiga cidade grega. A cidade não está preparada para o turismo ainda. Você vai caminhar por lá mas as antigas construções gregas estão muito mal conservadas e pouco se consegue ver. Pode pular este passeio.

Além dos passeios descritos acima, ainda encontrei um tempo para ver a cerimônia dos Dervishes, veja abaixo.

Whirling Dervishes

Whirling Dervishes (The Ritual of Sema)

Além dos passeios acima, assisti a uma cerimônia dos Dervishes.

A partir de Urgup fui e voltei de taxi até o local da cerimônia. Tem que pagar para assistir a cerimônia (custou €20 por pessoa, nada barato). Você também pode fazer isso em Istambul, é tudo uma questão do tempo que você tem em cada lugar.

A cerimônia é bem bonita, num local bem legal também, e exige total silêncio, não são permitidas fotos. Nos últimos 10 minutos da cerimônia, que dura cerca de uma hora, eles avisam que podemos tirar fotos, então fique preparado e não perca a oportunidade de fazer o seu registro!

Como chegar

Eu fui de Istambul para Kayseri, na Capadócia, voando pela Turkish Airlines. É um vôo curto.

A partir de Kayseri havia um traslado já fechado com o hotel para Urgup. São cerca de 60 km de distância por estradas muito boas.

Outra opção de aeroporto na Capadócia é em Nevsehir, entretanto existem menos ofertas de vôos para lá.

Yunak Evlari

Onde ficar

Uma questão que surge é onde ficar na Capadócia. Em geral as pessoas ficam em Goreme ou em Urgup. As duas, na minha opinião, são equivalentes. Ficam próximas dos principais pontos turísticos. Procure hotéis nas duas cidades e escolha o melhor para você.

Uma coisa bem característica na Capadócia são as cavernas utilizadas antigamente como moradias, por isso queria ficar hospedado em um hotel que lembrasse isso.

O hotel escolhido foi o Yunak Evlari, em Urgup.

O hotel é da categoria cave hotel, é excelente!

O hotel fica numa encosta de montanha que costumava ser habitada pelos povos antigos. Eles aproveitaram algumas das cavernas e fizerarm os quartos, é bem legal. Os quartos são espaçosos e confortáveis.

Escolha o tipo de quarto no site. O atendimento do hotel é impecável.

O restaurante do hotel não é muito barato mas a comida é excelente. Eles têm um cardápio fixo para cada dia que inclui entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa.

O café da manha é bem completo e delicioso.

Importante saber

O clima na Capadócia é bastante seco. Se você for no verão, tome muita água o dia todo.

O inverno por lá é muito frio

A moeda na Turquia é Lira turca (TL). Evite fazer câmbio na Capadócia, se puder, troque antes em Istambul, as cotações na Capadócia são muito ruins.

No período que estava lá a cotação era €1 = 3,10TL. Encontrei cotações de 3,03 a 3,14 em Istambul, na Capadócia o melhor que achei foi 2,75!

Quanto tempo ficar

Na Capadócia você pode ficar pelo menos de 2 a 3 dias inteiros, depende do seu ritmo!

A Capadócia é um lugar diferenciado. O seu relevo peculiar, as cavernas, os balões e o povo simpático fazem da Capadócia um lugar muito agradável e para não esquecer.

Comentarios


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page