top of page

Munique: cerveja, cerveja, cerveja!

  • Foto do escritor: Felipe Redondo
    Felipe Redondo
  • 20 de jun. de 2016
  • 6 min de leitura

Cerveja no Hofbraunhaus

É muito conhecida pela Oktoberfest mas não é só isso. A cidade é muito agradável! É imperdível para quem vai para a Alemanha.

Tem várias atrações para conhecer, além da cerveja!

MarienPlatz e imediações

Essa praça é fantástica! Ela é considerada a praça central da cidade, se eu fosse você, começaria por aqui!

Na praça está o prédio da prefeitura (Neues Rathaus), com sua arquitetura inigualável. Se você quiser, é possível subir na torre principal do edifício para ter uma visão panorâmica da cidade.

A fachada do prédio é totalmente ilustrada com desenhos que contam um pouco da história da cidade. Existem também várias estátuas, tudo muito bonito e cheio de detalhes.

Nessa praça costumam acontecer os principais eventos da cidade. Existem vários bares e restaurantes, vale a pena sentar em algum deles para pelo menos tomar uma cerveja ou outra coisa qualquer, e apreciar os detalhes dessa praça.

Se você precisar, existe um Centro de Informações Turísticas na praça.

A partir da MarienPlatz você pode partir para vários outros lugares interessantes.

Ao lado da Marienplatz está a rua Kaufingerstrabe, um grande calçadão. Nessa rua existem várias lojas, bares, restaurantes e algumas outras atrações. É um lugar bem agradável para caminhar!

Caminhando para um dos lados, você vai até a Karlsplatz. Essa praça é um importante hub de transporte para a cidade. No centro da praça existe uma fonte, é um lugar, embora movimentado, bom pra dar uma paradinha, descansar e tirar umas fotos.

Para chegar até a praça você vai passar por um portão chamado Karlstor.

MarienPlatz

O Karlstor é parte da antiga muralha da cidade do período medieval. Está muito bem conservada e impressiona pelo seu tamanho e pelo contraste com as construções mais modernas.

Na mesma rua, numa travessa, na praça Frauenplatz, está a Frauenkirche, uma igreja católica de 1494. Vai ser fácil localizar! É a maior igreja em Munique, você pode subir em uma de suas torres para ter uma visão geral da cidade.

Também na região central de Munique, bem perto da Marienplatz, esse mercado a céu aberto é repleto de barracas e de lojas. Lá você vai encontrar diversos tipos de comidas e de produtos.

É um lugar bem agradável e cheio de coisas interessantes para ver, comprar, comer e beber!

Este é o restaurante mais emblemático de Munique. Existem vários outros restaurantes tão bons quanto este mas o Hofbraunhaus é bem típico, tradicional (dizem que a cervejaria foi criada em 1592) e tudo é delicioso lá.

É obrigatório passar por lá, nem que seja só pra tomar 1 litro de chopp! Você vai ver os garçons carregando até 8 copos de chopp de 1 litro!

Pra animar mais ainda o local, periodicamente são feitos shows de música típica da Bavária! Veja no site os horários.

A maioria das mesas são compartilhadas, ou seja, você senta com outras pessoas. Diferentemente do que você pode estar pensando, isso não é nenhum problema!

Biergarten

O chopp é uma delícia! A menor caneca tem 500 ml mas você logo percebe que o negócio mesmo é pedir uma de 1 litro.

Outra sugestão, só para quem gosta, é experimentar o joelho de porco. É muito muito muito bom!

No English Garden existe uma outra unidade do Hofbraunhaus no estilo self-service, você vai escolhendo a comida , no final pede o seu chopp e paga. O restaurante fica ao ar livre e é muito agradável (acredito que só funcione no período mais quente do ano).

Englischer Garten (ou English Garden, em inglês)

Em Munique existe um parque gigantesco. O parque é muito agradável e sempre tem muita gente passeando por lá.

No verão é local obrigatório para os moradores, onde em geral, eles vão tomar banho de sol.

É bom andar com um mapa porque o parque é grande. Pra se ter uma idéia, este parque é maior do que o Central Park em Nova Iorque.

As principais atrações são:

  • Jardim Japonês e casa de chá

  • Torre Chinesa

  • Rio

Esse rio no verão fica repleto de gente nadando e “pegando” onda.

  • Biergarten

É onde está o Hofbraunhaus, versão ao ar livre!

Centro de Munique

Oktoberfest

Munique também é conhecida pela Oktoberfest. São milhares de visitantes e de litros de cerveja todos os anos!

Infelizmente não estive lá no período da festa!

Se você vai na época da festa lembre-se de reservar seu hotel com antecedência, tudo fica lotado

O Olympiapark foi construído para sediar as olimpíadas em 1972. A melhor maneira de chegar até ela é ir de metro e descer na estação Olympiazentrum.

A área é gigantesca e muito bem cuidada. Vários eventos são feitos lá, sejam esportivos, musicais ou outros. Muita gente freqüenta o Olympiapark.

Esse é um ótimo exemplo de uma estrutura que foi criada para um propósito específico e que depois virou um legado para a cidade e a sua população.

Visite o parque mas lembre-se de que ele é gigantesco e você não vai conseguir conhecê-lo totalmente.

Olympiapark

Uma forma interessante de explorar o parque é fazer um tour guiado, veja informações no site do parque. Você pode, por exemplo, caminhar pelo teto do estádio de futebol, descer numa tirolesa no estádio de futebol, dentre outras coisas.

Um lugar bem interessante para conhecer dentro do Olympiapark é o museu da BMW.

BMW Welt e BMW Museum

São dois prédios, o BMW Welt e o BMW Museum.

O BMW Welt tem a entrada livre e o BMW Museum custa 6 Euros.

No BMW Welt você vai ver vários modelos novos de carros e motos, além de poder conhecer mais sobre a tecnologia da BMW. É muito legal, principalmente se você gosta de carros!

Se você quer ver um pouco sobre a história da BMW e também ver os modelos fabricados ao longo do tempo, então você deve ir ao BMW Museum!

É um passeio bem agradável, mesmo para quem não é fanático por carros!

Comer e beber

Não é nem necessário dizer que o que mais tem em Munique é cerveja, e são muito boas!

Você também vai encontrar alguns vinhos mas o destaque mesmo é a cerveja.

Existem muitos tipos e marcas de cerveja, experimente várias e escolha a que mais lhe agrada!

A comida alemã, para quem gosta, é muito boa. Existem vários tipos de salsichas, são mais de 1500 tipos! Apenas como curiosidade a palavra wurst significa salsicha em alemão. Algumas salsichas são as mais conhecidas:

  • Weisswurst

Esta é a salsicha branca. Ela é feita a partir de carne de vitela e toucinho de porco. Normalmente é temperada com salsa, limão,cebola, gengibre e cardamomo (planta da família do gengibre).

Ela é bastante consumida na região da Baviera alemã.

  • Bratwurst

É feita com carnes de porco, vaca e, às vezes, vitela. A bratwurst de Nuremberg é muito boa e é considerada uma das melhores na Alemanha.

  • Bockwurst

É uma das mais populares na Alemanha. É preparada tradicionalmente com carne de vitela e de porco. É de aparência avermelhada.

Um prato tipo fast-food bem popular na Alemanha é o currywurst. É salsicha cortada em rodelas com ketchup ao curry. Pode vir acompanhado de batatas fritas e /ou pão. Você vai ver o currywurst em barraquinhas na cidade.

Karlstor

Outra dica interessante é experimentar o joelho de porco, é excelente! Veja no Hofbraunhaus!

Fique tranqüilo se você não gosta de comida alemã, porque você vai conseguir encontrar outros pratos também.

Onde ficar

Fiquei hospedado no hotel Eurostars Grand Central. É um excelente hotel, tudo perfeito!

O deslocamento era feito de trem/metro até os principais pontos turísticos, bem simples e tranquilo.

A rede hoteleira na Alemanha, em geral, é muito boa e tem preços muito bons também, dada a excelente qualidade dos hotéis e pelos serviços oferecidos.

Como se deslocar

Em geral o melhor meio de transporte é o trem / metro, muito limpo e eficiente.

Uma coisa interessante é que não existem catracas nas estações. Você compra o seu bilhete e entra! Antes de entrar no trem / metro valide o seu bilhete. Não tente dar uma de esperto e não validar o bilhete, existem fiscais que caso alguma pessoa não tenha bilhete ou não o validou antes, fará com que a pessoa desça da estação e pague uma multa. Nada agradável.

A fiscalização não é ostensiva mas existe!

No centro da cidade você só vai andar a pé, as distâncias são pequenas e a cidade é bem plana. Caminhar no centro de Munique é muito agradável, e quando cansar, sente num bar e tome uma cerveja!

Chucrute, pretzel e salsicha

Quantos dias ficar

Se você ficar 3 dias inteiros seria excelente. Se estiver com o tempo apertado, fique pelo menos 2 dias inteiros.

Passeios próximos de Munique

Tenho duas recomendações de passeios , se você estiver com tempo.

A primeira recomendação é visitar o Castelo de Neuschwanstein, na cidade de Fussen (fica a uns 120 km de Munique). Dizem que esse castelo inspirou o castelo da Cinderela na Disney!

Fique atento aos horários de funcionamento do castelo.

A outra recomendação é conhecer a cidade de Nuremberg (fica a uns 170 km de Munique). É uma cidade medieval que foi extremamente castigada por bombardeios na Segunda Guerra Mundial mas que ainda mantém muitos de seus monumentos históricos. Um passeio imperdível na cidade é a visita ao Castelo Imperial Kaiserburg

Hofbraunhaus

Hofbraunhaus

Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page